Acesso e Segurança
Um banco seguro é um banco em que você pode confiar! Para garantir a segurança que você precisa, o Internet Banking disponibiliza uma série de medidas para garantir o ambiente de internet seguro desde o instante de sua habilitação até a efetivação da movimentação financeira.
Versão do Browser
O site do Banco Alfa esta disponível no Internet Explorer (IE 10+) e demais navegadores, como o Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari.
CA (Certificado de Autoridade)
O Alfa utiliza uma tecnologia que lhe permite ter a certeza de que, ao acessar o Internet Banking, suas informações são transmitidas diretamente para o nosso site.
A autenticidade é garantida pelo envio de um Certificado Digital, que funciona como um documento de identidade digital. Esse certificado é emitido pela VeriSign, empresa americana conceituada no ramo de segurança para o ambiente de internet. Anualmente, o Alfa renova esse certificado para utilização no Internet Banking.
SSL (Criptografia 256 bits)
O SSL ou Secure Sockets Layer é a tecnologia utilizada para criptografar as informações trocadas entre o seu computador e o Internet Banking. Todas as páginas que contêm informações de sua conta e/ou de suas aplicações financeiras, bem como as movimentações efetuadas, são criptografadas. Assim, caso um terceiro tente interceptá-las, essas informações estarão "embaralhadas", impossibilitando sua interpretação. Dessa forma, o site do Banco Alfa garante total confidencialidade e segurança durante seu acesso.
O SSL de 256 bits, utilizado pelo Internet Banking, é o protocolo de segurança mais eficiente no mercado. Essa tecnologia é considerada padrão internacional de segurança na transmissão de dados pela Internet.
Cadeado de Segurança
Ao acessar o Internet Banking, você deve observar a imagem do Cadeado de Segurança fechado no seu browser (localizado na barra superior do navegador). Isso indica que a conexão e o tráfego das informações estão sendo feitos de forma segura. Clique duas vezes no cadeado para que o certificado de autoridade, concedido pela VeriSign, seja exibido, confirmando a navegação em ambiente seguro.
Se, por algum motivo, esse cadeado não estiver fechado ou não estiver no lugar indicado acima, em hipótese alguma digite seus dados. Nesse caso, comunique o fato ao Banco Alfa pelo nosso e-mail (alfanet@alfanet.com.br) ou do Alfaline 4004 3344 (capitais e regiões metropolitanas) ou, ainda, pelo 0800 725 3344 (demais localidades), nos dias úteis, das 8h às 18h.
Código de Usuário
O Código de Usuário é a sua identificação para acessar o site. Sua criação ocorre via contato telefônico com um gerente de relacionamento.
Senha de Acesso
Para clientes que possuem conta-corrente no Banco Alfa, o envio de senhas é automático. A Senha de Acesso contém 6 dígitos, é provisória e deverá ser alterada no seu primeiro acesso ao site. Ela é enviada bloqueada para seu endereço de correspondência por questões de segurança. Deverá ser utilizada junto com seu Código de Usuário. Para acessar o Internet Banking, é necessário inserir o seu Código de Usuário, sua Senha de Acesso e sua Contrassenha.
A Contrassenha é uma forma de validação através de uma pergunta sobre algum dado pessoal. No Internet Banking, implementamos variações aleatórias de perguntas pessoais sempre após a inclusão da Senha de Acesso. Assim como no teclado virtual inicial, é possível digitar sua Senha de Acesso e Contrassenha através do teclado virtual com a utilização do mouse.
Teclado Virtual
O Teclado Virtual é uma ferramenta que o Internet Banking oferece para aumentar sua segurança. Foi desenvolvido com o objetivo de incrementar a proteção contra programas como “Cavalos de Troia” ou “Trojans”, que monitoram a digitação no teclado, os campos de digitação em páginas Web e as informações, antes de serem criptografadas pelo browser.
Importante: O uso do teclado virtual é obrigatório sempre que você for digitar sua senha e a contrsssenha solicitada.
Tabela de Senhas
A Tabela de Senhas é mais um mecanismo que foi implantado no Internet Banking com o intuito de aumentar a segurança dos nossos clientes nas transações pela internet. Ela possui 40 combinações numéricas diferentes e será solicitada de forma aleatória para efetivação das operações no site. A cada acesso é solicitada uma combinação numérica.
Importante: Para sua segurança, a tabela de senhas é enviada bloqueada para seu endereço de correspondência.
Lembre-se de que o site do Banco Alfa nunca solicita dados pessoais, senhas, informações sigilosas ou confirmação da sua tabela de senhas por e-mail ou por qualquer canal de atendimento.
Fique atento!
Cavalo de Troia ou Trojans
Cavalos de Troia ou Trojans são programas que vêm camuflados dentro de arquivos ou de outros programas considerados aparentemente inofensivos, como jogos, animações, protetores de tela etc. O vírus se instala em sua máquina assim que o arquivo é executado e permite que terceiros monitorem todos os seus procedimentos na Internet, podendo roubar senhas, copiar, alterar e destruir arquivos, além de deixar o seu computador vulnerável a ataque de hackers.
Evite abrir e-mails de desconhecidos ou executar arquivos de origem duvidosa e mantenha sempre atualizados os seus programas de proteção (como antivírus, antitrojans e firewall pessoal).
Tempo de Inatividade (Time-out)
O recurso "Tempo de Inatividade" minimiza a possibilidade de utilização indevida de seu acesso ao Internet Banking. Quando você estiver conectado ao site e, por algum motivo, ausentar-se momentaneamente do seu microcomputador, ocorrerá uma desconexão automática após 20 minutos de inatividade, e aparecerá a seguinte mensagem: “Para sua segurança, seu acesso ao Internet Banking foi finalizado por inatividade”. Isso ocorre para aumentar sua segurança quando estiver conectado ao site.
Dicas importantes para evitar fraudes
Para acessar sua conta pelo Internet Banking, efetuar transações financeiras e obter informações por computador via Internet, os clientes devem conhecer os riscos a que podem estar sujeitos e as medidas preventivas que devem adotar para evitá-los. Os recursos tecnológicos disponíveis no site do Banco Alfa estão distribuídos em todas as etapas de seu uso, desde a habilitação até a efetivação de uma transação. Mesmo com toda a segurança oferecida pelo Internet Banking, é necessário tomar alguns cuidados.
Saiba como se prevenir de fraudes e o que o Banco Alfa faz para garantir sua segurança.
Tome alguns cuidados ao acessar sua conta pela internet:
- Nunca forneça dados de acesso ao Internet Banking em janelas pop-up ou e-mails.
- Não acesse sua conta em equipamentos compartilhados publicamente ou desconhecidos, como cybercafés, lan houses, internet lounge, bares, escolas. Eles podem estar com antivírus desatualizados, e até mesmo preparados para capturar seus dados.
- Nunca acesse o Internet Banking através de links contidos em e-mails nem por intermédio da opção “Favoritos”. Prefira sempre digitar o endereço completo diretamente no seu browser www.bancoalfa.com.br;
- Crie o hábito de verificar a data e o horário que constam no seu último acesso ao site. Essa informação é dada no Consolidado, na parte direita superior da tela.
- Verifique sempre os lançamentos no seu extrato. Se perceber alguma irregularidade, entre em contato imediatamente pelo ALFALINE 4004 3344 (capitais e regiões metropolitanas) ou pelo 0800 725 3344 (demais localidades).
- Sempre que terminar de navegar no Internet Banking clique no botão “Sair”.
- Mantenha o seu sistema operacional atualizado. Isso significa verificar com frequência se seu computador tem todas as atualizações de segurança instaladas no site fornecedor (Ex.: Windows http://www.update.microsoft.com/
Conheça os cuidados necessários com sua senha:
- Sua senha é secreta e de sua responsabilidade, por isso nunca revele a ninguém;
- Para criar sua senha de acesso, procure não utilizar números que sejam facilmente ligados a você, como números de documentos, telefones, datas comemorativas, números sequenciais e números repetidos, como, por exemplo: 995533 ou 56789, etc.
- Troque sua senha periodicamente.
- Memorize a sua senha e não a anote em papéis, celulares, computadores ou tablets.
- Nenhum funcionário do Banco Alfa está autorizado a solicitar sua senha.
- Proteja o teclado virtual quando for digitar a senha e certifique-se de que não há ninguém observando.
- As suas operações bancárias devem sempre ser feitas por você ou pelo segundo titular da conta, se houver.
- O Internet Banking não se utiliza de pop-ups para inclusões de senha no momento da confirmação das operações. Portanto, se você não tiver certeza de que está no Internet Banking, em nenhuma hipótese informe a sua senha.
- Para se certificar de que realmente está no Internet Banking, digite seu Código de Usuário no campo correspondente de nossa Home Page e digite sua Senha de Acesso propositalmente errada. Deverá aparecer uma mensagem de segurança informando a inconsistência dos dados. Mas atenção: se você repetir esse procedimento três vezes, sua Senha de Acesso será automaticamente bloqueada.
Mantenha sempre o antivírus, firewall e antispyware atualizados.
Aumente sua segurança com a Tabela de Senhas:
- Somente uma posição da tabela de senhas é solicitada a cada transação.
- Caso mais de uma posição da tabela seja solicitada em uma mesma tela, não forneça os dados solicitados e entre em contato imediatamente pelo ALFALINE 4004 3344 (Capitais e regiões metropolitanas) ou pelo 0800 725 3344 (demais localidades).
- Os dados da tabela não são solicitados em nenhuma outra situação.
- O Banco Alfa não pede dados da tabela de senhas por e-mail ou em janelas de login.
- O uso da Tabela de Senhas é indispensável para evitar fraudes e garantir sua segurança. Se você ainda não a possui, entre em contato pelo ALFALINE 4004 3344 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 3344 (demais localidades) e a solicite!
Previna-se de fraudes através de e-mails:
- Os e-mails que o Banco Alfa envia não possuem arquivos executáveis, que são aqueles que realizam comandos quando abertos pelos usuários. Geralmente reconhece-se um arquivo executável pela sua extensão, sendo as mais comuns: .exe, .bat, .scr e .com.
- Tenha cautela com e-mails sobre promoções ou vantagens, e até mesmo com e-mails que pareçam escritos por conhecidos.
- Sempre que abrir arquivos ou programas anexados, verifique se o antivírus está atualizado e ativo.
- O Banco Alfa apenas envia e-mails de divulgação de negócios, taxas, sobre análise financeira diária ou e-mails cujos conteúdos tenham sido autorizados por você, jamais solicitando informações pessoais, como documentos, endereço, dados da conta, etc. Nunca responda a e-mails que solicitem seus dados bancários.
- Caso você receba algum e-mail com promoção ou serviço que não tenham sido solicitados, ou com qualquer tipo de arquivo anexo, não abra. Informe seu executivo de relacionamento sobre o ocorrido e apague o e-mail.
- Não abra e-mails de remetentes que você desconhece. Quando recebê-los, apague-os. O e-mail é a forma mais vulnerável para a contaminação de computadores.
- Todos os informativos e alertas por e-mail do Banco Alfa são enviados somente aos clientes que os solicitarem previamente. As informações solicitadas se restringirão às necessárias para atendê-lo.
- A atualização cadastral do Banco Alfa é feita somente por correspondência enviada pelos Correios.
Conheça os cuidados necessários para emissões de cheques:
- Sempre emita cheques nominais e cruzados.
- Evite rasuras.
- Quando preencher cheques, deixe o menor espaço possível entre as palavras e risque os espaços sem preenchimento.
- Sempre assine seus cheques corretamente.
- Não entregue seus cheques para outra pessoa preencher.
- Não preencha seus cheques com canetas de estranhos.
- Evite circular com talões de cheques. Leve apenas a quantidade necessária para utilização no dia.
- Ao receber seu talão, sempre confira os dados impressos e verifique a quantidade de cheques. Se houver alguma divergência, comunique seu executivo de relacionamento.
- Sempre guarde seus talões de cheque em lugar seguro.
- Em caso de perda ou roubo de cheques, cancele-os imediatamente em uma agência do Banco Alfa.
Se você observar alguma tentativa de fraude, entre em contato conosco pelo Alfaline 4004 3344 (capitais e regiões metropolitanas) ou, ainda, pelo 0800 725 3344 (demais localidades), nos dias úteis, das 8h às 18h, ou pelo e-mail alfanet@alfanet.com.br.
Bloquear ou permitir pop-ups no Chrome
Por padrão, o Google Chrome impede que pop-ups apareçam automaticamente na tela. Quando um pop-up é bloqueado, a barra de endereços é marcada pelo ícone de pop-ups bloqueados
. O usuário também pode optar por permitir pop-ups.
Ativar ou Desativar pop-ups
Computador
1. No computador, abra o Google Chrome.
2. Na parte superior direita, clique em Mais
3. Clique em Configurações.
4. Na parte inferior, clique em Mostrar configurações avançadas.
5. Em "Privacidade", clique em Configurações de conteúdo.
6. Em "Pop-ups", selecione uma opção:
•Não permitir que nenhum site mostre pop-ups (recomendado)
•Permitir que todos os sites exibam pop-ups
Android
1. No dispositivo Android, abra o APP Chrome.
2. Toque em Mais
3. Toque em Configurações > Configurações do site > Pop-ups.
4. Ative ou desative os pop-ups tocando no controle deslizante.
IPhone e IPad
1. No IPhone ou IPad, abra o APP Chrome.
2. Toque em Mais
3. Toque em Configurações > Configurações de conteúdo > Bloquear pop-ups.
4. Ative ou desative os pop-ups tocando no controle deslizante.